Paróquia São Pio X

22/09/2023

Região Pastoral de Caxias do Sul se reúne em conselho para apontar caminhos em comunhão com o processo sinodal

Mais de 50 pessoas estiveram reunidas no Conselho de Pastoral da Região de Caxias do Sul, na noite da quinta-feira, 21 de setembro. O encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, contou com a presença de diversos padres que atuam nas paróquias da cidade, além de religiosos e leigos representantes das sete áreas pastorais da cidade-sede da Diocese.

O momento de oração inicial teve a temática da liturgia do dia: o chamado de Mateus na coletoria de impostos. Assim, a mística inicial buscou inserir cada um dos participantes no convite que o Senhor faz. Logo depois, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, recordou a importância do Conselho de Pastoral da Região de Caxias do Sul para a articulação das ações em linhas comuns de trabalho.

À luz do Plano Diocesano de Pastoral e do processo de escuta que também foi realizado nos encontros do Conselho Diocesano, as prioridades são: fortalecer os conselhos paroquiais de pastoral e fomentar espaços e momentos de espiritualidade. Os padres Tadeu Antônio Libardi e Agostinho Dinani, coordenadores da Região Pastoral de Caxias explanaram a importância de colocar as duas linhas de ação em prática nas diversas realidades paroquiais.

Assim, divididos em pequenos grupos, os participantes puderam apontar caminhos, que depois foram explanados em plenário, para articular as duas prioridades, em comunhão com o processo sinodal. E, por fim, o padre Leonardo recordou datas importantes e atividades já realizadas no contexto diocesano, além de uma menção a abertura do jubileu dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul, que será realizado no 43º Encontro de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas, no dia 12 de outubro.

Paróquia São Pio X